Português e Literatura

Continuando com a Pontuação...

Maria Solange
Abril 30/ 2019

Por compreendermos como é importante saber pontuar um texto, daremos continuidade aos demais sinais de pontuação. Vejamos:

Ponto-final -> usa-se o ponto-final quando encerramos uma afirmação ou uma constatação. Também ele é usado em abreviaturas. Ex.: O sol nasce para todos. V. Ex.ª está muito ocupado.

Ponto-de-exclamação -> usa-se em frases que denotam sentimentos de admiração, espanto, pavor, alegria... e nas interjeições, aliás, a palavra só será interjeição se vier seguida de um ponto-de-exclamação. Ex.: Que susto você me deu! Como você está bem hoje! Nossa! Como nossa menina cresceu!

Ponto-de-interrogação -> usa-se apenas em frases que encerram uma pergunta. Ex.: Quem te contou isso? Por que as pessoas andam tão estressadas?

*Às vezes, acontece de virem frases com ponto-de-interrogação e de-exclamação juntos. Está correto, porque depende da entonação que o autor da frase quer dar. Ex.: Você novamente aqui?! Você teve coragem de fazer essa atrocidade?!

Dois-pontos -> usam-se sempre antes de uma citação, exemplificação ou enumeração. Ex.: Já dizia o poeta: ''Tudo na vida vale a pena se a alma não é pequena''. Este é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade. São características do Romantismo: nacionalismo, indianismo e valorização da natureza.

Ponto-e-vírgula -> usa-se para separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, e para separar orações de períodos muito longos, quando tratam do mesmo assunto. Ex.: São penalidades disciplinares: advertência; suspensão; demissão; cassação...

Por um lado, as pessoas andam estressadas pelo excesso de trabalho; por outro lado, não sabem priorizar suas atividades cotidianas.

*ATENÇÃO! As palavras acima referentes aos sinais de pontuação devem ser escritas com hífen. Se elas virem com outro sentido não há necessidade de se colocar o hífen. Ex.: Aquele casal colocou um ponto final na relação conjugal. Havia dois pontos pretos naquela folha. Ponto e vírgula não são usados naquele texto.

Observe como se apresenta a intencionalidade de quem escreve uma frase, por meio dos diferentes sinais de pontuação:

 1-Mônica já sabe de tudo. -> uma afirmação categórica.

 2- Mônica já sabe de tudo? -> um questionamento.

 3- Mônica já sabe de tudo! -> uma surpresa.

 4- Mônica já sabe de tudo... -> um suspense para interpretações.

 5- Mônica já sabe (de tudo). -> uma explicação desnecessária.

 6- Mônica já sabe - de tudo. -> uma enfatização.




(Foto: Divulgação)


Compartilhe esta coluna em suas redes sociais