Literatura e Português

Voltando às aulas...

Maria Solange
Fevereiro 07/ 2019

Por incrível que pareça, já estamos iniciando o ano letivo de 2019. As férias passaram muito depressa para aqueles que puderam usufruir, porque sei que houve aqueles que ainda não tiraram férias ou não tiram férias nunca. Mas, de qualquer maneira, sempre há aqueles dias em que ficamos mais aliviados das nossas atividades, sem aquela preocupação com horário marcado, podendo dormir até mais tarde, mudando o horário  das refeições, podendo caminhar um pouco...

E para começarmos bem este ano letivo de 2019, vamos retomar as nossas leituras diárias, a consulta ao dicionário quando não entendermos o sentido de alguma palavra, a leitura dos nossos cronistas sobre os assuntos que estão aí à nossa volta para entendermos melhor os fatos que estão acontecendo. Reforço esta questão da leitura de atualidades, porque, mais uma vez, o resultado do ENEM nas redações não foi satisfatório, sendo que, dentre milhares de candidatos que participaram, apenas 55 conseguiram a nota 1000 na redação. E quando estes alunos foram entrevistados, disseram que o segredo para ir bem na Redação é MUITA LEITURA e TREINO  SEMANAL.

Eu, como Professora de Redação, sempre falo que trabalhar com redação pode ser comparado ao trabalho de uma formiguinha: devagar e sempre. Porque não é da noite para o dia que se aprende a escrever um bom texto. Os melhores escritores levam anos para escreverem um livro. Temos que iniciar com boas leituras, bons livros; assistir a documentários e às notícias veiculadas, diariamente,  nos meios de comunicação. Após ler e assistir, pensar e refletir para ver se realmente entendeu o assunto. Verificar até que ponto aquilo é verdade, quais as causas, responsabilidades, consequências e o que se pode concluir. 

Algumas sugestões de assunto que estão aí à nossa volta e que exigem uma atenção redobrada, principalmente, daqueles que têm interesse em saber mais para assim poder opinar com certeza dos fatos:

                  ->Resposta que a natureza está dando ao mundo;

                  -> Caos político na Venezuela;

                  -> Atitude dos políticos na Câmara e no Senado;

                  -> Os ataques no estado do Ceará;

                  -> Tragédia em Brumadinho/MG;

                  -> Aumento da violência contra a mulher;

                  -> Impunidade dos casos: Boate KISS, tragédia em Mariana/MG;

                  -> Caos em algumas escolas públicas do estado, prestes ao início das aulas...



(Foto: Divulgação)



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais