Coluna Circulando e a política atual.

Fusões em andamento.

Ana Maria Leal
Dezembro 05/ 2018

Há em Carazinho representações de alguns dos partidos que estão definindo suas fusões em razão da sobrevivência, pois a partir do ano que vem correm o risco de ser enquadrados na cláusula de barreira que vai reduzir os partidos com pouca representação na câmara dos deputados, e ficar sem tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV, e dinheiro do fundo partidário.

Um deles é o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que em Carazinho tem liderança de Clairton Schardong (à direita na foto).

O outro, o Rede Sustentabilidade, que em Carazinho tem liderança de Luis Cezar Gerevini de Souza, o Cezinha (à esquerda).

No caso do PCdoB houve recentemente a definição para a fusão com o Partido Pátria Livre (PPL).

Nas eleições deste ano o PCdoB foi vice na chapa de Fernando Haddad (PT) com Manuela d'Ávila, e o PPL também concorreu à presidência da república, com João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart.

No caso do Rede, concorreu à presidência com Marina Silva.

Conforme Cezinha há a possibilidade de o partido decidir fusão com o PPS. Essa alternativa ficou para janeiro.

Ou, os integrantes vão mudar para outros partidos.

Não há dúvida de que temos, mesmo, muitos partidos no Brasil. Pela cláusula de barreira, para as eleições deste ano, os partidos teriam que obter, na disputa para a câmara dos deputados ''pelo menos 1,5% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação, com um mínimo 1% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter eleito pelo menos 9 deputados, distribuídos em, no mínimo, um terço das unidades da federação''.

Nesse grupo dos chamados nanicos estão, além dos quatro partidos que mencionei acima: Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Republicano Progressista (PRP), Patriota, Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Democracia Cristã (DC), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido da Causa Operária (PCO), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Trabalhista Cristão (PTC), e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que é o partido do vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão


Compartilhe esta coluna em suas redes sociais