Coluna Circulando e a política atual.

Mudança na Eletrocar.

Ana Maria Leal
Dezembro 04/ 2018

Maria Meyer não é mais presidente do Conselho de Administração da Eletrocar (Centrais Elétricas de Carazinho).

O diretor presidente Claudio Quadros informou em entrevista hoje para a Rádio Gazeta que ela pediu sua exoneração por motivos pessoais, primeiramente conversou com o prefeito Milton Schmitz, que como chefe do Executivo é acionista majoritário da Eletrocar, e depois apresentou formalmente sua exoneração.

De perfil técnico, com passagem muitos anos pelo Sebrae, ela já havia estado na administração atual como secretária municipal de Planejamento. 

Quem nomeia para esse e os demais cargos na Eletrocar é o prefeito, que pode ou não fazer uma indicação para a vaga de presidente do conselho a partir de agora.

Automaticamente, conforme previsto em regimento, o vice-presidente do conselho assume, e é Tiago Dias de Meira.

Conforme Claudio a ausência do presidente não prejudica as  atividades do conselho, o vice assume interinamente, e não há impedimento legal nenhum de o conselho ficar com um membro a menos, e nesse período o prefeito pode fazer a análise se vai indicar uma pessoa ou não.

Se indicar, tal nome deve preencher todos os requisitos da Lei das Estatais, nº 13303.

Lei que nossos representantes políticos estão tentando, ainda neste final de mandato, alterar para novamente abrir espaço para indicações políticas. 

Conversando com Claudio a respeito me disse que, inclusive, algumas coisas já mudaram, com aprovação pela câmara dos deputados referente às agências reguladoras, e foi enviado ao senado. Se passar, irá para a sanção do presidente Temer.

''A expectativa que se tem é de que, se Temer sancionou a lei, não vai sancionar uma mudança tão radical e contrariar tudo o que foi feito, e às vésperas de entregar seu mandato, mas é uma tentativa do congresso de nomear políticos novamente para as estatais''.

Sobre as finanças da Eletrocar, resumiu que vai fechar o ano em condições melhores do que iniciou. 

A imagem do Circulando, meramente ilustrativa, é da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Carazinho, feita neste ano na Eletrocar, e nela estão Maria, o prefeito, e Claudio. 



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais