Dicas

O papel fundamental da secretária no consultório ou clinica médica

Ouvinte
Dezembro 04/ 2018

Várias secretárias tem como principal ocupação durante todo o seu horário de trabalho, controlar a recepção e conciliar a agenda médica da melhor forma possível.

Durante anos isso foi o suficiente para o bom andamento do consultório médico.

Hoje em dia, a secretária precisa ser muito mais do que a administradora da agenda médica. Ela precisa estar preparada para tomar decisões que "blindem" o médico para que ele consiga desempenhar sua função, que é dar foco total ao paciente.

Elas precisam ser verdadeiras agentes de relacionamento com o paciente, desde o "pré-atendimento", que é quando irão conhecer e cadastrar os pacientes, até o "pós-atendimento", que é aquela importante ligação para saber se o paciente está melhor, se chegou bem, se deu tudo certo com o seu procedimento (tudo isso em nome da clínica ou consultório); observar a taxa de retorno de pacientes (particulares x conveniados), cuidar da recepção, dos insumos, das contas etc. Temos então atribuições de atendimento+administração de materiais+gestão (emissão de relatórios para análises estratégicas e tomadas de decisão)+relacionamento com fornecedores etc. Destaca Letícia de Oliveira, gestora em saúde.

É preciso qualificá-la, fazê-la sentir-se de fato, parte do sistema administrativo que faz com que o consultório funcione.

Como boa parte do tempo os pacientes ficam no mesmo ambiente que a secretária, nada como capacitá-la para atendê-lo de forma eficaz e "prepará-lo" para o possível tempo de espera maior do que o previsto, para poder obter informações que possam vir a ser importantes para o marketing de relacionamento (profissão, hobby, perfil etc), enfim, para tornar a experiência dele em consultório mais agradável.

A secretária é importantíssima neste cenário, sendo umas das principais interfaces entre o médico e o paciente. Mantenha sua equipe sempre motivada e capacitada, que o resultado será um ambiente acolhedor, profissional e principalmente eficaz, do ponto de vista administrativo do consultório.

E PENSANDO NISSO A LDO CONSULTORIA ESTA ORGANIZANDO UM CURSO PARA TODOS QUE ESTEJAM INTERESSADOS EM INGRESSAR NESTA PROFISSÃO DE SECRETÁRIA OU QUE JÁ FAZEM PARTE DESTA PROFISSÃO MAS QUEIRAM APERFEIÇOAR SUAS HABILIDADES.

- Perfil e Funções da Secretária;

- Relações Interpessoais e Etiqueta;

- Funções, Atribuições e Responsabilidades;

- Tarefas Diárias de Uma Secretária;

- A Excelência no Atendimento;

- Finanças;

- Controle e Uso da Agenda.

-  Convênios de saúde

Curso será ministrado por profissionais QUALIFICADOS além de um certificado de 60 horas, o curso terá início em Janeiro de 2019 e se você tem interesse entre em contato pelo telefone: 54 9 9127-2471.



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais