Literatura e Português

ENEM está aí, eis algumas dicas

Maria Solange
Outubro 29/ 2018

Por incrível que pareça, estamos a sete dias do início das provas do ENEM, e para iniciar, a Prova das áreas das Linguagens com a Redação e das Ciências Humanas. Então vamos lá com algumas dicas muito importantes para relembrar nesta última semana que antecede:

1ª -> Dar uma revisada nas funções da linguagem (referencial; metalinguística; poética; emotiva; fática e apelativa), pois elas são cobradas nas charges, tirinhas e na publicidade.

2ª -> Outra questão bastante importante são as figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, metonímia, paradoxo...), inclusive, para o uso das expressões ''sentido denotativo (sentido literal, real, não figurado) e sentido conotativo (sentido irreal, figurado, de acordo com o contexto)''.

3ª -> Nas questões de interpretação, muita atenção para as questões de vocabulário. Sempre observar o contexto, se está de acordo com o sentido empregado no texto a que se refere.

4ª -> Ter em mente os diferentes gêneros textuais, saber diferenciar um texto técnico de um texto literário; um texto narrativo de um texto descritivo; um texto dissertativo de um texto argumentativo... e assim vai.

5ª -> Os períodos literários com suas características e seus respectivos autores. Identificar o período romântico (subjetividade, nacionalismo...); realista (objetividade, lentidão narrativa...); modernismo (busca da liberdade de expressão, engajada com a realidade...). Desses períodos literários, lembrar que o Realismo e Naturalismo foram estilos que aconteceram simultaneamente, embora com algumas características próprias; o Parnasianismo voltado para a Poesia; o Pré-modernismo que não constitui escola literária e sim, uma fase preparatória, mas nem por isso menos importante.

6ª -> Quanto aos autores representativos: uma atenção especial para o poeta Carlos Drummond  de Andrade, aos escritores  Machado de Assis e Jorge Amado, ao dramaturgo Nelson Rodrigues, entre outros. Atenção com a geração poética de 1970, que é considerada marginal e engajada, por exemplo o poema ''Reclame'' de Chacal: ''Se o mundo não vai bem / a seus olhos, use lentes/ ... ou transforme o mundo/ ótica olho vivo/ agradece a preferência''.

7ª -> Outros recursos muito utilizados são a intertextualidade ( um texto conhecido dentro de um outro) e a ambiguidade (sentido duplo, ambíguo). Para identificá-los, é preciso muita atenção na hora da leitura do texto, observando cada detalhe, cada sinal, porque, muitas vezes, são nesses detalhes  aparentemente sem importância, é que está a resposta certa.

8ª -> Outra atenção para os aspectos linguísticos da Língua Portuguesa: norma culta (padrão), emprego dos pronomes com o seu referente (que, isso, ele, seu, dele...), tempos e modos verbais para identificar noções de espaço e tempo, ortografia vigente bem como a Reforma Ortográfica 2009.

9ª -> Redação-> sugestão minha-> fazer o rascunho antes de responder à prova. Por quê? Simplesmente porque você está mais tranquilo, não está com a cabeça cheia das ideias dos textos e questões da prova. Ao analisar o tema da redação, observe atentamente os textos estimuladores, as imagens ou gráficos (se houver), relacione-os entre si, pense e reflita sobre o que exatamente a delimitação está solicitando. Depois dessa análise mentalmente, comece a fazer o rascunho, lembrando que esse texto deve ter de 3 a 5 parágrafos com seu devido espaço; dois argumentos bem explicados com informações, resultantes de conhecimento de mundo e leitura já realizada; uma proposta viável e, se possível, inédita para resolver o problema em questão com o agente dessa resolução. O título é opcional, mas se você colocar um título condizente com o assunto, será contado como linha.

10ª -> Duas sugestões de possíveis temas de redação para uma leitura prévia, caso ainda não tenha feito sobre esses assuntos. O primeiro é sobre ''As lições deixadas pela Copa do Mundo'', já que foram surpreendentes os resultados obtidos. O segundo tema é sobre ''Os impactos do novo modelo familiar na sociedade brasileira'' com o quesito do Respeito a essa nova estrutura que está aumentando em nossos lares brasileiros.

*Mais uma dica muito importante-> Sempre que estiver em dúvida em questões objetivas, seja em qualquer área, opte pela primeira impressão. Você tem mais chances de acertar do que de errar. Ótima prova a todos e que Deus os ilumine durante esses dois dias.  




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais