.

Osteopatia

Ouvinte
Setembro 11/ 2018

A Osteopatia é um tratamento recente, surgido nos EUA, a qual se baseia no diagnóstico diferencial e no tratamento de várias patologias, sem o recurso de fármacos ou cirurgia somente técnicas de Terapia Manual que objetivam normalizar diferentes funções. 

Para que o corpo humano funcione de forma otimizada é necessário que os sistemas principais estejam em harmonia (músculo-esquelético, visceral, cranial..). Instaladas alterações, imediatamente ocorre desequilíbrio em outros sistemas, gerando, assim, sucessivas lesões.  

As chamadas disfunções osteopáticas caracterizam-se pela restrição do movimento, o que leva a sentir dores e dificuldades para curvar a coluna para frente, para o lado, olhar para cima, formigamento na mão e dedos pela compressão de nervos,  torcicolos, dor ao levantar ou sentar da cadeira etc.. Estas disfunções podem ser causadas por movimento brusco ou mal controlado, espasmos musculares que geram nódulos dolorosos, alterações posturais e ergonômicas, disfunções orgânicas.

Se não tratados essas disfuncões podem repercutir em: aumento de forças articulares que favorecem as artroses, Hérnias discais, fibroses, tensões musculares e fasciais a distância gerando as dores que ''caminham'', redução do fluxo sanguíneo e linfático.

A osteopatia é recomendada nos seguintes casos: dores nas costas agudas e crônicas (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), torcicolos, neuralgia cervicobraquialgias, ciatalgias e ciática, dores de cabeça, lesões traumáticas do sistema músculo-esquelético como é o caso das lesões desportivas, entorses, hérnias discais, epicondilitis, cólicas menstruais, insónias, problemas digestivos, respiratórios, cardio-vasculares, renais, endócrinos, ginecológicos, entre outros.

Por fim, pertinente destacar que o ideal é a pessoa fazer uso da osteopatia quando começam as primeiras dores ou sintomas e não deixar passar, pois o tempo não cura, pelo contrário, agrava as situações e aquilo que podia ser evitado passa a ser um problema muitas vezes incapacitante e que não nos permite tirar o rendimento desejado da vida nem apreciá-la na sua totalidade.

Clinica de Fisioterapia Ortotrauma Telefone: 54 - 3331- 8282



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais