Literatura e Português

A importância do ESPORTE em nossa vida

Maria Solange
Julho 02/ 2018

Em ano de Copa do Mundo, nada mais sugestivo do que escrever um pouco sobre a importância do esporte em nossa vida. E um dos objetivos de se falar sobre modalidades esportivas é o simples fato de reforçar a ideia de que a prática do esporte, seja  qualquer  tipo faz muito bem tanto para a saúde física como para a mental.

Como se sabe,  a prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agrega-se a ele o entendimento, o convívio com o coletivo, a resolução de conflitos, o esforço e a responsabilidade.

Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois, quando eles não estão na escola, eles convivem nas ruas e aprendem ''o que não devem''. Um grande exemplo desse tipo de ação social é o Instituto Ayrton Senna (IAS), que, através do Programa Educação pelo Esporte, já atendeu mais de 80 mil crianças e jovens de baixa renda no Brasil. Entretanto, é preciso entender o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das individualidades, à formação pessoal para a cidadania e à orientação para a prática social.

Assim, é possível destacar a importância do esporte para as relações sociais contemporâneas, tendo em vista que, com o decorrer das décadas, os jogos se tornaram um meio de inclusão entre várias nações de todo o mundo. Em um lugar no qual se é reconhecido internacionalmente como "o país do futebol", torna-se notória a importância do esporte para a construção da nação. 

Portanto, faz-se necessária a ampliação de projetos de inclusão que usem o esporte como ferramenta a fim de mudar tal quadro, seja através de ONG?s ou aliando o poder público à iniciativa privada para a melhoria da sociedade, tais como escola de futebol e academias de artes marciais em complexos e aglomerados habitacionais onde o recurso é escasso. Em outro viés, é benéfico também que haja mais academias ao ar livre e aulas coletivas de exercício aeróbico em prol da saúde, do lazer e do bem-estar da população em geral.



(Foto: Divulgação)






Compartilhe esta coluna em suas redes sociais