Literatura e Português

Atenção! Em especial, quem fará Concurso...

Maria Solange
Maio 21/ 2018

Tendo em vista o Concurso Municipal que está se aproximando, sempre é bom relembrar algumas dicas importantes, principalmente, no quesito interpretação de texto. Eis dez lembretes óbvios, mas que são necessários:

            1º ->  Ler o texto duas vezes. A primeira leitura para ter noção do assunto; a segunda, para prestar atenção às partes. Lembrar-se de que cada parágrafo desenvolve uma ideia. Nunca ir para as questões sem ter entendido o assunto do texto.

            2º ->  Ler duas vezes o comando da questão para saber realmente o que se pede. Atenção para o NÃO e o EXCETO. Quando aparecer uma dessas palavras, circule-a , destacando.  

            3º -> Ler duas vezes cada alternativa para eliminar o que é absurdo. Geralmente um terço das afirmativas o são. Assim, fica mais fácil de descobrir qual a que contém a resposta mais correta.

          4º -> Se o comando pede a ideia principal ou tema, normalmente deve situar-se no primeiro ou no último parágrafo - introdução ou conclusão.

         5º -> Se o comando busca argumentação, deve localizar-se nos parágrafos intermediários, pois é nesses que quase sempre se explica, argumenta, justifica a temática apresentada.

         6º -> Durante a leitura, pode-se sublinhar o que for mais significativo e/ou fazer observações à margem do texto.

         7º -> Relacione o título com o assunto exposto. Muitas vezes, parte da ideia central está contida no título. Lembre-se de que o título dado ao texto sempre é condizente ao que está sendo  desenvolvido.

         8º -> Se tiver questões de vocabulário, localize essa palavra no texto e relacione-a com o seu contexto. Tente substituí-la, relendo para verificar se o sentido permanece igual.

         9º -> Diferencie sentido figurado (conotativo) de sentido não figurado (denotativo), ou seja, figurado refere-se ao sentido impróprio, irreal e o não figurado, ao sentido real, verdadeiro, próprio, literal da palavra, sentido do dicionário.

                    Ex.: Não acendeu a luz do corredor da casa. (sentido real, literal) 

   De repente, acendeu-se uma luz no meu raciocínio. (sentido figurado, ou seja, tive uma ideia)

          10º -> Linguagem padrão culto, formal refere-se à linguagem correta de acordo com as normas gramaticais, sem regionalismos, dialetos, gírias. E a linguagem coloquial, informal refere-se à linguagem do dia a dia, sem obedecer às normas gramaticais, foge ao tradicional.



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais