Nutrição

Saúde da Mulher

Luísa Vargas
Março 09/ 2018

Alterações hormonais, adolescência, gravidez, menopausa, etc... além de todo o corre-corre diário!

Por isso, nós mulheres, estamos sempre precisando adequar a alimentação em cada período da vida para garantir a saúde do corpo e a prevenção de diversas doenças!

Mesmo que se alimente bem, alguns nutrientes são mais relevantes, entre eles o ferro, o cálcio e as fibras. 

O consumo de alimentos ricos em cálcio atua prevenindo osteoporose.

Durante a menstruação, acontece uma significativa perda de ferro. Por isso, é muito importante incluir esse mineral na alimentação das mulheres. O ferro compõe as células do sangue e previne anemias, mantendo a saúde do corpo. 

As fontes deste mineral são as carnes, aves, peixes, frios, feijões e vegetais verdes-escuros. 

Uma maneira de melhorar a sua absorção é consumir um alimento rico em vitamina C na mesma refeição.

Em contrapartida, não é recomendado consumir com frequência alimentos fontes de ferro e cálcio na mesma refeição, pois ao serem consumidos juntos, eles podem ter sua absorção prejudicada. 

As fibras, presentes nas frutas e verduras, nos legumes e cereais integrais devem fazer parte da rotina já que normalizam a função gastrointestinal, prevenindo a constipação (intestino preso), além de que aliadas a uma dieta equilibrada, previnem doenças cardiovasculares, câncer de cólon, diabetes, entre outras doenças.

Consulte o seu Nutricionista e saiba mais como manter ou melhorar sua qualidade de vida através da alimentação adequada as suas necessidades!


(Foto: Divulgação)




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