Coluna Circulando e a política em Carazinho.

Passado.

Ana Maria Leal
Janeiro 08/ 2018

Tem pessoas que me perguntam o que foi descoberto na câmara a partir das informações solicitadas pelo vereador Tenente Costa (PP) em novembro sobre as gestões passadas.

Por esse motivo ele falou em entrevista para o Lado a Lado na semana passada a respeito. Disse que ainda está tomando conhecimento das respostas solicitadas à presidência sobre fatos ocorridos de 2012 a 2017.

Segundo ele o conteúdo é equivalente a 300 páginas que ele solicitou virtualmente, para economia de papel, e ainda está lendo o que recebeu.

Questionava cargos criados e pessoas que os ocuparam no período citado; índice de reajuste dos servidores efetivos e cargos em comissão (CC); diárias para viagens de vereadores a outros estados; redução da carga horária dos servidores efetivos de 40 para 33 horas; pagamento do vale-refeição dos servidores durante férias/licenças.

Para quem quer saber a razão do seu interesse no passado, Tenente Costa insiste que é evitar a repetição de erros e ter conhecimento sobre as situações listadas.

''Não é preocupação com os outros, mas a gente ouve que sempre foi assim e vamos buscar corrigir, e que se continue corrigindo o que vinha sendo feito de maneira irregular na câmara, não me preocupo com os outros, mas com o meu trabalho''.

O pagamento do vale-refeição para funcionários afastados por licença e férias já foi ajustado em 2017.

O levantamento sobre as diárias do passado é pelo fato de que Carazinho já esteve, em 2016, na lista das câmaras do Rio Grande do Sul que mais gastavam com diárias.

Como exemplo de que nem tudo corria "dentro dos conformes" ele lembra que ao assumir, em 2017, foi constatado que a câmara não tinha nem o Plano de Prevenção de Incêndio exigido por lei e que um imóvel estava irregular. No caso, o quiosque localizado na parte posterior do terreno onde a câmara está situada, onde confraternizações eram realizadas e em algumas ocasiões o espaço emprestado para uso da comunidade.

Conforme o vereador, essas duas situações foram adequadas.

Garantiu que em poucos dias vai contar tudo o que descobriu.





Compartilhe esta coluna em suas redes sociais