Nutrição e saúde

Dicas para festas de final de ano

Luísa Vargas
Dezembro 22/ 2017

Chegou uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Réveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada.

·         Dia de compras e preparo das festas: não deixe de se alimentar de forma equilibrada, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou mix de oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc). Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa.

·         Não se esqueça de uma boa hidratação: Durante o dia transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos. Muito cuidados nos dias mais quentes! Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos.

·         Festas de confraternização do trabalho: Não vá para a confraternização com fome, antes tome um suco ou faça um lanche, assim reduz o apetite e a quantidade de salgadinhos, frituras, bolo, ou docinhos será reduzida. Prove apenas alguns petiscos e faça escolhas saudáveis.

·         Não deixe de fazer atividade física!

·         Na Ceia de Natal e festa de Ano Novo: procure manter o ritmo que foi nas festas anteriores, faça sempre escolhas mais leves, bastante água para hidratar as perdas hídricas do verão. Mastigue bem os alimentos, pois desta forma sentirá mais saciedade e consumirá menor quantidade de alimentos. E sem excesso com os brindes, hein? Lembre-se: não é a alimentação de hoje que irá lhe trazer malefícios e nem a restrição de hoje que irá lhe garantir saúde. O segredo é manter EQUILÍBRIO em todos os dias do ano!

Vale lembrar também que o mais importante nessas celebrações são momentos de união e reencontros, não apenas reuniões focadas na mesa. Comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado! Não precisa dizer ?não? a todas as ofertas, mas também nem ?sim? para todos os pratos!

Um grande abraço e boas festas!

Compartilhe esta coluna em suas redes sociais