Literatura e Português

Como se expressar oralmente?

Maria Solange
Dezembro 11/ 2017

Segundo o autor Alves Mendes ? a oratória é a mais típica e a mais gráfica manifestação da arte, porque é a arte da palavra ? da palavra que é a vestidura do pensamento, da palavra que é a forma da ideia, da palavra que dá vida ao sentimento humano?. Daí, dizer-se que falar bem é uma arte que precisa ser treinada, exercitada.

Se você não nasceu com o dom da eloquência, saiba que a oratória pode e deve ser treinada para que assim você possa melhorar cada vez mais a sua comunicação interpessoal. Leia muito! A leitura vai ajudar a desenvolver seu vocabulário e estruturar melhor suas frases. Ela é uma das principais fontes de aprendizado. E uma das dicas muito importantes a ser levada em consideração é ler bastante e, de preferência, ler  em voz alta para você se ouvir e poder perceber o tom empregado. 

Pronunciar bem as palavras, evitando ?engolir? o ?R? ou ?S? no final das palavras ou mesmo o ?I? no meio delas. Pronuncie todas as letras da palavra. Fale calmamente. Faça a pontuação corretamente. Cada vez mais valorizada, a fala é uma importante característica e pode ser decisiva em sua vida pessoal ou profissional. Pessoas eloquentes comumente são levadas mais a sério que pessoas tímidas ou que não gostam de falar em público. 

             Alguns pontos essenciais para se falar bem diante de um público:

1º - Expresse as suas opiniões com convicção ->  Antes de falar, você deve se assegurar de que realmente acredita naquilo que fala.

2º - Faça contato visual ->  Em primeiro lugar, é educado para com outros. Ainda, o contato visual ajudará os outros a ouvir o seu cuidadoso pensamento. Interaja com o olhar, demonstrando simpatia para com a plateia que está ouvindo.

3º - Tenha uma postura corporal confiante -> A linguagem corporal pode fazer maravilhas, fazendo-lhe parecer e se sentir incrivelmente confiante. Se você deseja uma linguagem corporal cheia de confiança, evite movimentar-se de um lado para outro, gesticular muito. Procure olhar para frente, manter o corpo ereto, sem curvar-se.

4º - Fale alto o suficiente para que todos escutem -> Embora você não queira gritar, é preciso que fale alto o suficiente de forma que ninguém precise lhe pedir que se repita.

5º - Atente aos recursos audiovisuais -> Como o próprio nome já diz, eles são recursos. Não deixe que eles superem a sua fala. Eles servem apenas como um guia de orientação para manter a sequência.

6º - Enfatize o que julgar necessário -> Procure, no decorrer da fala, chamar a atenção de alguns tópicos, alterando um pouco o tom normal da voz (mais alto ou mais baixo). Se preciso, faça uma pequena pausa para oportunizar as pessoas refletirem sobre aquilo que você está dizendo.



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais