Nutrição e saúde

Que Ômega 3 é bom, já sabemos. Mas, você sabe comprá-lo?

Luísa Vargas
Dezembro 01/ 2017

O Ômega 3 é uma gordura benéfica para a nossa saúde, é um ácido graxo essencial, ou seja, um tipo de gordura que não é produzido pelo nosso organismo e deve estar presente através da alimentação e da suplementação.

            Na alimentação, as maiores fontes de Ômega 3 são os peixes marinhos de águas frias e profundas, como salmão, cavala, sardinha e atum.

           Dentre os principais benefícios do consumo destaca-se:

·         Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue;

·         Auxilia como coadjuvante em casos de hipertensão;

·         Auxilia na circulação sanguínea;

·         Auxilia na nutrição cerebral e memória.

Mas você sabe compra-lo? Lembre-se que o que você quer no produto é o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA), não oxidados, claro! Então ao comparar os produtos, o primeiro item a ser observado no produto é a presença de vitamina E. Isso porque esta vitamina vai atuar como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo e mantendo a qualidade do produto.   

Além disso, é preciso observar:

·         A relação de EPA e ômega 6 (ácido araquidônico). O ideal é que esta relação seja de 20% de EPA para 1% de ácido araquidônico (AA). Infelizmente nem todos os rótulos especificam a quantidade de AA.

·         Um ponto extremamente importante, e que nem todos os rótulos trazem, é observar se o produto é livre de contaminantes ambientais: PCBs, mercúrio e dioxinas.

·         É bom observar, também, se a cápsula é de liberação intestinal, pois assim você evitar ficar com aquele gosto de peixe na boca pelo restante do dia.

Já conferiu tudo e quer testar se ele é bom mesmo? Ômega 3 de boa qualidade não congela quando em baixas temperaturas. Ou seja, quando comprar seu produto, abra duas cápsulas ou mais e coloque em um recipiente. Em seguida leve o recipiente ao congelador. Se congelar, NÃO temos um óleo de boa qualidade. Porém, se o óleo permanecer líquido, muito bem! Você adquiriu um produto que de fato lhe trará os benefícios que promete!

E o PRINCIPAL: TODA E QUALQUER SUPLEMENTAÇÃO DEVE SER INDICADA POR UM PROFISSIONAL HABILITADO E CAPACITADO (MÉDICO OU NUTRICIONISTA). Somente o profissional pode lhe avaliar e orientar quanto a dosagem de ômega 3 (ALA,EPA e/ou DHA).

Além disso, não é todo paciente que pode consumir ômega 3! Portanto, informe ao seu médico ou nutricionista caso esteja fazendo uso de suplementações ou ?produtos naturais?. 



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais