Nutrição e Saúde.

Verão chegando

Luísa Vargas
Novembro 18/ 2017

Verão chegando e você sabe quais são os cuidados que precisamos ter para preparar o corpo para o calor e manter a forma?       

Mantê-lo bem hidratado é um dos passos principais para preparar seu corpo para o calor, deste modo, ingira muito líquido, como água, água de coco e sucos de fruta natural sem adoçar, além de alimentar-se com bastante variedade de vegetais, que são atitudes importantes para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração.           

Uma alimentação nutricionalmente equilibrada deixará o seu organismo completo para realizar todas as funções e todas as autodefesas contra os fatores externos.

Lembrando que o consumo de frutas, saladas, cereais integrais e proteínas magras, são fatores importantes para manter a forma não só nesta época do ano, como em todas as estações!

 

E para quem quer pegar uma cor, quais são os alimentos que podem ajudar?

Os alimentos alaranjados ricos em vitamina A são antioxidantes, que atuam na proteção da pele, assim como alimentos ricos em licopeno, que agem contra o estresse oxidativo no corpo humano. Outro componente presente nesses alimentos alaranjados é o betacaroteno, que auxilia na fixação da cor na pele, mas para que este seja absorvido da forma desejada, precisamos ingerir alimentos ricos em Ômega 3. E por fim, aposte nos alimentos ricos em vitamina C, presente nas frutas cítricas, que em concentração adequada, ela tem múltiplas funções - entre elas controlar a oxidação, protegendo contra a radiação, e estimular a formação de fibras colágenas.   

Portanto os alimentos indicados para ter o bronzeado ideal seriam, por exemplo: mamão papaia, abóbora, pêssego, manga, laranja, abacaxi, bergamota, cenoura, damasco, tomate, morango, melancia, goiaba, pitanga, folhas verdes escuras como couve, espinafre e rúcula, além de semente de linhaça, chia, castanhas, aveia, quinua, nozes e peixes de água salgada.




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