Direitos e Deveres do Cidadão

Pedestres: segurança em primeiro lugar

João Textor
Novembro 06/ 2017

Acidentes de trânsito matam tanto motoristas quanto pedestres. A imprudência, especialmente daqueles que estão no volante, é, muitas vezes, a principal causa dos inúmeros acidentes fatais que ocorrem em ruas e rodovias.

O objetivo da coluna de hoje é alertar você, pedestre, para que tenha cuidado, especialmente ao atravessar a rua, dando-lhe orientações para que fique mais seguro no trânsito caótico de nossas cidades.

O que muitos não sabem é que p Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz normas não só para os motoristas, mas também para os pedestres, visando nada mais que a segurança destes.

Em seu artigo 69, o CTB traz inúmeras orientações de como os pedestres devem atravessar a rua para não colocar suas vidas em risco e tornar o trânsito o mais fluído possível.

Uso da faixa de segurança

Logo no início do artigo 69 existe a disposição de que os pedestres devem utilizar a faixa de segurança (ou passarelas, onde elas existirem) sempre que elas estejam a uma distância de até 50 metros.

O que vemos, especialmente em nossa cidade de Carazinho, é pedestres atravessando a rua fora da faixa de segurança, sendo que existe uma faixa a 10 ou 20 metros de distância que poderia ser utilizada.

''Ah, mas os motoristas não respeitam a faixa de segurança. De que adianta?!'' poderá retrucar o pedestre inconformado com essa regra da lei. Bem, se cada pessoa se esforçar um pouquinho para fazer a sua parte, sem dúvidas podemos evitar inúmeros problemas. 

E, além do mais, se um pedestre é atropelado fora da faixa de segurança, sendo que existe uma a menos de 50 metros de distância de onde ocorreu o atropelamento, além de não ter direito a indenização, o pedestre terá que arcar com os custos de reparo do veículo. Agora, se é atropelado em cima da faixa, o direito estará do seu lado.

Prioridade na faixa de segurança com semáforo: carro ou pedestre? 

Outra dúvida comum é: se o semáforo está verde, mas existe faixa de segurança, de quem é a prioridade?

Segundo o artigo 70 do CTB, a prioridade é do automóvel. MAS, caso o pedestre já tenha iniciado a travessia enquanto o semáforo estava com a luz vermelha, os motoristas deverão aguardar o pedestre chegar ao outro lado (parágrafo único do artigo 70).

O pedestre pode ser multado por atravessar fora da faixa?

Não só para atravessar fora da faixa, mas também por outras práticas listadas no artigo 254 do CTB, o pedestre poderá ser multado. A multa é de 50% do valor da infração de natureza leve, ou seja, R$ 44,19.

Atravessando a rua de forma segura

Retornando ao artigo 69, algumas outras orientações são também importantes, quanto à forma de atravessar a rua onde não existem faixas de segurança.

O artigo 69, inciso I, diz que ''onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo''. Para ilustrar, vejamos a imagem abaixo:


Já no artigo 69, inciso III, temos orientações de como atravessar em interseções (cruzamentos): ''nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada''. Vejamos outra imagem que ilustra a forma mais segura de se atravessar nessas situações:


Essas são orientações básicas para a segurança dos pedestres, que ajuda na fluidez do trânsito e pode evitar graves acidentes. 



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais