Coluna do Imortal de Gremista para Gremista

O empate que salvou o Grêmio

Agostini Nicolini
Outubro 19/ 2017

Parece contraditório e sem lógica o título deste tópico, mas vou explicar. Se o Grêmio tivesse ganho do Corinthians e diminuído para seis pontos a diferença, você gremista aceitaria time reserva contra o Palmeiras no domingo ? Assim como eu, tenho certeza que você não admitiria essa possibilidade. Pois bem, o empate em zero a zero contra o Corinthians salvou o Grêmio na temporada. O técnico Renato estará mais tranquilo em escalar time reserva no domingo e o Grêmio segue firme em sua prioridade que é a conquista da Libertadores. Uma nova possibilidade de conquista do Brasileirão certamente poderia atrapalhar o objetivo da Libertadores. E não adianta o torcedor continua acreditando no campeonato brasileiro. A prioridade é a Libertadores. Por mais que o discurso oficial do Grêmio não deixe claro o abandono do brasileirão, nas entrelinhas tudo é muito perceptível. O próprio ânimo do time na competição nacional deixa transparecer. Na verdade o Grêmio busca, via Brasileirão, permanecer no grupo que vai para a Libertadores no ano que vem. Ou seja: esqueçamos o Brasileirão e vamos, mais do que nunca, acreditar na conquista da Libertadores. Esse é o objetivo do Grêmio. 

O BOM FUTEBOL RETORNOU

Com relação ainda ao jogo do Grêmio contra o Corinthians, é preciso reconhecer que a postura do tricolor foi bem diferente daquela que vinha apresentando. Claro que a volta de Luan ao time contribuiu para essa melhora. Mas não só isso. A postura do Grêmio também melhorou. Time jogou mais compactado; não dando espaços para os paulistas e marcando muito bem a saída de bola corintiana. Era exatamente isso o que nós torcedores cobrávamos do time. Evidentemente que não foi uma apresentação igual a outras que nos encheu de orgulho, mas muito melhor em relação aos últimos jogos. Diga-se de passagem que, se tivesse que ter um vencedor neste jogo, esse seria o Grêmio. O que prova que, se o Grêmio não tivesse desprezado a competição, poderia ser líder do campeonato neste momento. Mas como a opção escolhida foi a Libertadores, vamos em busca dela. O time provou que pode voltar a velha performance e isso enche de perspectivas para o jogo das semifinais contra o Barcelona. O bom futebol retornou e a tendência é melhorar ainda mais.

SEM RADICALIZAÇÃO CONTRA O PALMEIRAS

Com a diferença para o líder Corinthians mantida em nove pontos, não tem mesmo como não usar os reservas no domingo contra o Palmeiras. Com exceção do Luan que precisa readquirir ritmo de jogo, é justificável a utilização de time alternativo, pois o Grêmio precisa estar completo e forte para a próxima semana no primeiro jogo das semifinais da Libertadores contra o Barcelona no Equador. Agora é buscar a prioridade defendida. Se antes mesmo ganhando do Corinthians a conquista do brasileirão ainda continuaria distante, com o empate ficou mais longe. O que seria interessante para domingo contra o Palmeiras é a colocação de um time não muito descaracterizado. A colocação do Grêmio ainda é muito boa na tabela, mas um revés no final de semana pode fazer o time perder posições. O ideal é vencer mesmo com time alternativo, mas um empate no domingo praticamente não alteraria posições na tabela. Hora de colocar em campo quem vem ficando na reserva e não radicalizar com time muito jovem. O Palmeiras, mesmo não atravessando um bom momento no campeonato, é um time experiente. 

A HISTÓRIA PODE SE REPETIR

Certamente viveremos dias de expectativa até quarta-feira da semana que vem, data do primeiro confronto contra os equatorianos. Mas vou confessar uma coisa: o Grêmio voltará do Equador com uma vitória e praticamente na final da Libertadores. Acredito muito nesta possibilidade. O time não irá decepcionar naquela que é a competição eleita como principal. O Grêmio já provou que pode enfrentar qualquer time em qualquer circunstância. Uso como o exemplo a Copa do Brasil do ano passado. Ela foi eleita a prioridade e o que se viu: um Grêmio gigante contra gigantes. Fez seus melhores resultados jogando fora de casa. Como a Libertadores é a prioridade, por que essa história não pode se repetir de novo neste ano ? Eu acredito.

A PROPÓSITO ...

Para quem acredita em previsão, tem uma circulando por aí de um certo vidente chamado Lindomar, o Profeta do Esporte. Para o primeiro jogo contra o Barcelona, ele não só garante a vitória gremista como previu que o Grêmio ganhará com gol contra do adversário e um gol por cobertura. Será ?    


(Foto: Divulgação/ Grêmio)




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais