Coluna sobre Nutrição e Saúde

Prevenção contra o câncer através da alimentação

Luísa Vargas
Outubro 05/ 2017

Impossível iniciar Outubro e não pensar em prevenção de câncer. Assim como falar em câncer e não pensar em suas prováveis causas e como se prevenir.

Mas sabemos que o câncer é uma doença complexa e que pode atingir diversos órgãos e sistemas, além de que tem sua origem em uma disfunção na unidade básica do organismo que é a célula. Essa disfunção pode ser causada pela agressão de substâncias químicas, radiações, vírus (que funcionam como agentes cancerígenos) ou ainda por um excesso de radicais livres produzidos pela própria célula e não adequadamente inativados.

Mais do que qualquer suplemento ou vitamina, a alimentação é a grande aliada da boa saúde e a melhor forma de obter nutrientes para combater doenças. Confira abaixo uma pequena lista de alguns alimentos que deverão fazer parte do seu dia-a-dia, como prevenção de cânceres entre outras doenças:

ALIMENTOS FONTE

Substância Nutracêutica

Repolho, brócolis, couve-flor, couve-verde, mostarda, couve-de-bruxelas, couve chinesa, rabanete, agrião, nabo

GLICOSINOLATOS  E ISOTIOCIANATOS

Alho, cebola, alho-poró, cebolinha

COMPOSTOS SULFORADOS

Grãos, molho, tofu, leite de soja

ISOFLAVONA E GINISTEÍNA (Fitoestrógeno)

Cúrcuma (tempero)

CURCUMINA

Chá verde, chá preto

POLIFENÓIS (Catequinas)

Mirtilo

ÁCIDO ELÁGICO E ANTOCIANIDINAS

Nozes (pecã), linhaça e chia.

ÁCIDO ELÁGICO E ÔMEGA 3

Sardinha, salmão, truta, atum.

OMEGA 3

Limão, laranja, bergamota.

NARINGENÍNA E VITAMINA C

Uva, Suco integral

POLIFENÓIS (resveratrol)

Chocolate amargo (+70%)

POLIFENÓIS (catequinas)

Óleos e peixes

EPA DHE

Cenoura, Abóbora e frutas cítricas

Beta Caroteno

Gengibre

Gingerol

Tomate orgânico

Licopeno


Água: além de eliminar toxinas, ajudar a manter a temperatura corporal, faz o transporte dos nutrientes e colabora com o melhor funcionamento dos órgãos. Dois horários importantes de ingeri-la: logo que acordar e antes de dormir.

O conjunto de estudos científicos acumulados até hoje indicam que a maioria dos cânceres tem o seu desenvolvimento influenciado por fatores modificáveis, não hereditários, e que aspectos relacionados com o estilo de vida como hábitos alimentares, atividade física e controle do tabagismo, exercem um papel preponderante na prevenção do câncer. Dentre estes aspectos, a alimentação equilibrada desponta como uma das ferramentas mais eficazes para reduzir o risco de câncer, sendo os alimentos de origem vegetal uma fonte essencial de moléculas com propriedades quimiopreventivas. 

Ter uma alimentação rica em frutas e legumes é como fazer um tratamento diário com baixas doses de substâncias que impedem o desenvolvimento do câncer.


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