Coluna sobre Nutrição e Saúde

Chimarrão

Luísa Vargas
Setembro 19/ 2017

Época de maior amor à tradição no nosso amado Rio Grande do Sul! 

E como de costume, o Chimarrão não pode ficar de fora! 

Ele é o companheiro de muitos gaúchos desde o começo do dia. Para outros, é indispensável no finalzinho da tarde. Em casa, no trabalho, em aulas, sozinho ou entre amigos, o chimarrão está presente na rotina de muitas pessoas. 

Além de trazer essa proximidade, o chimarrão possui propriedades que auxiliam nosso organismo, tendo a erva mate, várias vitaminas e minerais, além de ação antioxidante, diurética, digestiva, anti-inflamatória e antimutagênica, que ajudam na prevenção do envelhecimento celular. Por conter muitos alcaloides, principalmente a cafeína, torna-se um ótimo estimulante, contribuindo para a eliminação do cansaço físico e mental.  

Mas vale lembrar, que o consumo desta bebida tem restrições. Portanto, consulte seu nutricionista ou médico para saber se você pode ser beneficiado por essa bebida. 

Sugestão: usem erva sem açúcar! A temperatura ideal é de no máximo 70ºC. A alta temperatura da água ainda pode lesionar as papilas gustativas da língua, causando perda parcial do paladar.

Aprecie seu "mate do dia" com consciência e muito amor!

Bom feriado! 



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais