Nutrição e saúde

Começar uma dieta

Luísa Vargas
Setembro 08/ 2017

Começar uma dieta nem sempre é fácil, e assim como a pressa é inimiga da perfeição, a ansiedade pode ser uma grande vilã no emagrecimento. Alguns sentimentos como alegria e tristeza produzem reações químicas no nosso organismo, com a ansiedade não é diferente. O resultado pode ser sentido na balança, mesmo por quem segue a dieta à risca.

Espie algumas dicas que deixo abaixo para driblar esses sentimentos e obter seus resultados de forma satisfatória:

CONTROLE SUA ANSIEDADE

? Comer e beber mais que o ideal pode provocar um grande prazer, no entanto, pode ocasionar resultados não tão agradáveis à saúde, como o sobrepeso e até a obesidade.

? Fome ou vontade de comer? Nesse primeiro momento é importante conhecer e saber diferenciar quando se está com fome ou vontade de comer. Então, lembre-se: a fome está relacionada à necessidade fisiológica do organismo e reflete a diminuição da energia disponível para o corpo. Com uma refeição adequada ela é substituída pela sensação de saciedade. A vontade de comer, ao contrário da fome, não é uma necessidade do corpo e está ligada muitas vezes com emoções.

? Não leve a ansiedade para a mesa: Com a vida tão agitada é normal pensarmos em diversas coisas durante a refeição, no entanto, a ansiedade que pode ser gerada durante a refeição pode leva-lo a compulsão alimentar. Por isso, ao se sentar a mesa seu pensamento deve estar voltado totalmente para a alimentação, causando a conscientização daquilo que você está consumindo.

? Não coloque as travessas de comida na mesa: Para as refeições feitas em casa, a dica é não colocar as travessas ou panela de comida sobre a mesa, não induzindo a vontade de comer e repetir o prato ou os alimentos que você mais gostou.

? Coma uma salada de entrada: E que tal começar sua refeição por um belo prato de salada? Essa atitude irá proporcionar uma maior saciedade, não deixando você ficar com tanta fome para encarar o prato principal.

? Coma sempre devagar: Mastigar mais os alimentos é um tática excelente para comer menos. Comendo devagar, nos sentimos saciados com uma menor quantidade de alimentos e consecutivamente com uma menor quantidade de calorias.

? Escove os dentes: Esse simples hábito ajudará a manter os doces longe das refeições. Escovando os dentes, você acaba determinando ao seu corpo que a refeição terminou sem que haja o consumo daquele famoso docinho após o almoço ou jantar.

? Ocupe sua mente: Na dúvida se é fome ou não, desvie o foco da comida de modo que a refeição seja realizada na hora certa. Nesse meio tempo que tal ler um livro ou revista, conversar com um amigo, ver um filme, arrumar o guarda roupas ou praticar uma atividade física.



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