Com uma partida ainda para ser jogada, o Grêmio hoje está dez pontos atrás do líder.

Grêmio tem um dilema

Agostini Nicolini
Agosto 28/ 2017

O futebol é mesmo dinâmico. Com a possibilidade que tinha de ganhar a Copa do Brasil, o Grêmio, não de forma oficial, havia deixado de lado o campeonato brasileiro, apesar de ser o concorrente mais forte a fazer frente ao Corinthians. Mas ao ser eliminado da Copa do Brasil e ver o Corinthians perder duas partidas em uma semana, até então algo inédito na vida do time paulista, o Grêmio agora se coloca diante de um dilema. Não sabe se mantem a prioridade na libertadores ou continua a desprestigiar o brasileirão, com a nova perspectiva a partir de mais uma derrota corinthiana. Como torcedor quero sempre que meu time jogue todas as competições com o objetivo de ganhar. Até concordava com a ideia de poupar titulares em detrimento da Copa do Brasil e Libertadores diante da dificuldade que diziam existir para levar em frente as três competições com o mesmo nível. Mas agora, acho que o Grêmio deve rever novamente a situação e escalar sempre os titulares e tentar recuperar o terreno perdido.


PANORAMA MUDOU MUITO

Com uma partida ainda para ser jogada, o Grêmio hoje está dez pontos atrás do líder. Se vencer o Sport, no próximo sábado, a diferença cairá para sete pontos. Muda bastante o horizonte gremista, haja visto que ainda faltarão 16 jogos até o final do campeonato, entre os quais o confronto direto com o líder. Mesmo que esse confronto aconteça em São Paulo, o Grêmio pode diminuir ainda mais a distância entre ambos com uma vitória, devolvendo a derrota em casa no primeiro turno. Ou seja: o panorama mudou muito para o Grêmio e, certamente se não tivesse jogado várias partidas com time reserva, a realidade poderia ser outra bem diferente. Para o torcedor mais apaixonado, se o Grêmio não tivesse adotado equipe alternativa em muitos jogos, o time poderia estar próximo, igual ou até na frente do time paulista. E dá para ir mais longe: se o time principal não tivesse perdido em casa para esse mesmo líder e para o Avaí, a classificação hoje poderia ser muito mais igualitária. 


NÃO SE SABE SE O TIME QUER

A questão que se coloca e deixa em dúvida o torcedor é a seguinte: o Grêmio quer mesmo retomar a luta em favor do título do brasileirão ? Ou o Grêmio prefere lutar somente pelo título da Libertadores que é um tiro mais curto e encaminha para o título mundial ? Portanto estamos diante de uma situação que em nós torcedores queremos, mas não sabemos se o time quer. Esse é o princípio de tudo. Se o Grêmio pretende retomar a luta pelo brasileirão terá que fazer sem interrupções e mudanças de metas. Vai ter que esquecer essa frescura de poupar jogadores. Vai sempre com o que tem de melhor. Se alguém se machucar é do esporte e quando se tem um elenco grandioso, essas baixas são compensadas, principalmente porque o Grêmio também terá jogadores importantes voltando de lesões, casos de Douglas e Miki Arroyo. Confesso que eu tinha desistido junto com o técnico Renato de disputar o título do campeonato brasileiro, mas com essa nova perspectiva, quero ser campeão. Ou pelo menos quero que meu time lute com todas as forças possíveis e imagináveis. Se no final não conseguir o objetivo, pelo menos estaremos felizes porque nossos jogadores lutaram para isso. Não vamos aceitar o Grêmio continuar renunciando. 

O grande problema, nesta encruzilhada gremista, é que já se fala em poupar titulares no jogo seguinte ao Sport, contra o Vasco da Gama. Acontece que esse jogo antecede a disputa das quartas de final da Libertadores contra o Botafogo. Que a Libertadores é uma competição maior e mais importante que o Brasileirão e Copa do Brasil, nisto temos consciência, mas não vamos aceitar encarar um Sport com força total e na sequência poupar contra o Vasco. Podemos não ganhar nada este ano, mas queremos o time lutando com todas as forças para grandes conquistas. Renato não cansa de dizer que quem quer ganhar tudo, não ganha nada. Mas também é verdade que quem quer ganhar pouco, não merece nada. Por tudo o que se diz do Grêmio e por tudo o que o time apresenta em campo, merecemos algo este ano.


A PROPÓSITO ...

Depois de eliminar o Grêmio da Copa do Brasil, com que motivação o Cruzeiro enfrentará o tricolor nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Primeira Liga ? O mesmo vale para o Grêmio. Vai continuar desmerecendo a competição que ajudou a criar ? 






Compartilhe esta coluna em suas redes sociais