Nutrição e Saúde.

Gergelim, semente pequena mas de muito valor!

Luísa Vargas
Agosto 26/ 2017

Há muitos anos que essa pequena semente já era utilizada em terras Orientais e não somente para decorar pães e biscoitos, mas por sua funcionalidade e nutrição, características que a colocam como uma poderosa aliada da nossa saúde.

 

Como toda semente, possui uma alta concentração de fibras, o que auxilia no bom funcionamento intestinal, também é ótima para controle de glicemia sanguínea e para a saciedade. Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). Apresenta alto teor de fósforo, ferro e vitaminas como: E e do complexo B, proteínas e sem esquecer que por conter bons níveis de gorduras insaturadas, elevam o HDL (colesterol bom).

 

Além de usarmos em saladas ou salpicado em nossas refeições, podemos também fazer um tempero para ser utilizado como substituto do sal. O Gersal ajuda a reduzir a quantidade de sódio que ingerimos e contribui com muito mais sabor e benefícios as nossas refeições, mas lembrando que ele deverá ser acrescentado somente no final da preparação.

 

Receita:

 

50g de gergelim branco

10g de gergelim preto

1 col de chá de sal marinho

 

Modo de preparo:  Torre as sementes de gergelim, após adicione o sal e triture até obter uma farinha. Se quiser, pode adicionar ervas de sua preferência. A quantidade que deverá usar é a mesma como se fosse somente o sal.




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