Nutrição e saúde

Aveia: Farinha, Flocos, Farelo... Qual a diferença?

Luísa Vargas
Julho 15/ 2017

Cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, fósforo, magnésio, silício, zinco, proteínas, vitaminas como as do complexo B e E,, além de ser muito rica em fibras, as betaglucanas - responsáveis pela maior parte dos benefícios do seu consumo. Estão relacionadas à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. Além de que, uma dieta onde há aveia é saciante, pois ela possui ação na digestão, tornando o esvaziamento gástrico mais lento e promovendo mais saciedade. 

Essa fibra auxilia ainda na formação da massa fecal, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e prevenindo o câncer de cólon. Além disto, destaca-se a capacidade da aveia na influência glicêmica, auxiliando a prevenir e controlar diabetes. Seus níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e silício ajudam ainda no fornecimento de energia, reduzindo cansaço, prevenção de depressão e traz benefícios estéticos, especialmente para pele e cabelos.

Mas e na hora de comprar, você sabe a diferença?

Está no seu processamento!!!

FARINHA: é obtida da parte mais interna do grão (germe), possuindo então menos fibras e tendo um índice glicêmico maior, além de menos nutrientes.

FLOCOS: são prensados do grão inteiro, conservando seus nutrientes e tendo níveis intermediários de fibras. Pode ser consumido na forma de flocos finos ou grosso.

FARELO: É a casca do grão, feito a partir da parte externa da aveia, também chamado de ?fibra de aveia?. Por sua vez, é a opção com MAIOR concentração de fibras, desta maneira sendo a mais indicada para tratar constipação intestinal.

Agora que você já sabe qual a diferença, pode incluir no seu dia-a-dia este cereal riquíssimo e super versátil. 

👉Podendo colocar sob frutas, vitaminas, bolos, biscoitos, saladas, mingau, etc.



(Foto: Divulgação/ Internet)






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