Dicas de Português

O ENEM está chegando...

Maria Solange
Maio 22/ 2017

Como se sabe, a redação do ENEM exige muita atenção e cuidado. O fundamental para se conseguir uma boa nota na Redação é ler, ler com muita atenção para compreender, para  argumentar e contra-argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da Língua Portuguesa como é corrente no Brasil.

Mas o que é saber argumentar? Saber argumentar é expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir (convencer) o ouvinte/leitor. Para isso, é necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a agir/pensar em conformidade com os nossos objetivos.

 Conhecer as competências cobradas pelo Enem na prova de Redação é essencial para que o candidato consiga obter o melhor desempenho e até alcançar a excelência: 1000 pontos (nota máxima). Vejamos quais são as cinco competências exigidas:

 Competência 1: A primeira competência cobrada é o domínio de gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da Língua Portuguesa e suas aplicações. Serão observados os conhecimentos sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados á ortografia, regência, concordância e semântica.

Competência 2: A segunda competência cobrada é a compreensão da proposta. Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las em um texto. Para isso, é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.

Competência 3: Na terceira competência, é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista. Tudo que será  Competência

Competência 4 Nessa competência, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso. Como na Redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam, além de serem sólidas, estar bem articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem elaborados. A utilização de conectores deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.

Competência 5: A competência cinco é a mais importante, pois implica a elaboração de uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Essa  proposta de intervenção deve ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e usar coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida. 




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais