Português e Literatura

Atenção para a REDAÇÃO da UPF...

Maria Solange
Novembro 13/ 2019

No próximo dia 15 de novembro, será o vestibular da UPF, no qual todos os candidatos nos diferentes cursos, exceto Medicina, terão apenas que fazer a Redação. Daí, a importância de se fazer um bom texto para garantir a sua vaga no curso tão esperado.

Para ajudá-lo, leia com atenção as seguintes dicas:

1º ->Procure se inteirar dos assuntos que estão veiculando nas mídias sociais. Embora se saiba  que os temas da Redação já foram elaborados há mais tempo, sempre algum comentário, reportagem, informação será de grande valia na hora de organizar os argumentos.

2º -> Há duas propostas de redação: geralmente temas sociais, às vezes, culturais, temas abstratos. Leia com atenção as duas propostas para escolher aquela que tem mais conhecimento para desenvolver a argumentação.

3º -> A modalidade do texto é dissertativo-argumentativo. Daí, a necessidade de conhecer o assunto para defender o seu ponto de vista. Procure colocar 2 ou 3 argumentos e discorra sobre cada um deles, usando exemplos, situações que comprovem o que se está afirmando. 

4º ->  Aqui é obrigatório o uso de título coerente com o assunto desenvolvido (usar no mínimo duas palavras ), sendo necessário usar letra maiúscula apenas na primeira palavra, exceto, se houver substantivos próprios no meio do título, por exemplo, “ A violência no Brasil”. 

 5º -> Desenvolva o texto em forma de 3 a 5 parágrafos, num limite de 20 a 35 linhas, lembrando que os parágrafos da Introdução e da Conclusão devem ser menores que os do Desenvolvimento.

6º ->  Evite deixar  espaços nas laterais da folha e entre as palavras, porque isso acarreta descontos na estrutura externa da avaliação.

7º -> Apresente fonte(s) de informação, ou seja, faça a referência a fatos, reportagens, situações, autores, revistas, jornais  que você tomou conhecimento ao longo da sua vida  (isso demonstra que o candidato possui leitura e, com certeza, sua redação será valorizada). 

8º -> Aqui na UPF não é necessário apresentar proposta de intervenção (como é exigência do ENEM), porém, se você conseguir apresentar uma proposta viável e coerente com a temática, é ponto positivo para você.

9º ->  Cuide a progressão e a coerência das ideias, por isso, faz-se necessária a releitura antes de passar a limpo. Nesse momento, você descobrirá o que está faltando ou sobrando.

10º -> Não use expressões como: conclui-se, na minha opinião, nos dias de hoje, atualmente, acho... e cuide para não ficar “em cima do muro”, caso tenha que se posicionar. Independentemente da problemática, tem  que deixar claro o seu  posicionamento.



(Foto: Divulgação/ Agência Brasil)




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais